quarta-feira, 17 de agosto de 2016

Haikus Contados

I

Os países que morrem
não agradecem
serviços emprestados.

II

Só por ver teu adentro
derreteria
lume de neve negro

III

Queimamos lenha líquida
com ossos de língua,
e a morte é feliz

IV

Galiza, verde impais
que voa nas nuvens.
Cai a chuva e não molha.

V

Peitos de mulher fria
que esta montanha
torna em fumo sem calor.

VI

Vazia é a consciência
só quando eu olho
frente a frente aos teus olhos.

VII

Neve nas janelas que
fecham o interior.
Não abrem desde fora.

VIII

Anjos e demos lutam
dentro do peito.
Eu só aguardo vê-los.

IX

Tu, verdugo inocente
das alvoradas.
Sangue mole e corrupto.

X

Estrelinha da manhã,
essa que vela
com fios de cordura.

XI

Galiza: Somos luz na nevoa
no negro inferno
das borboletas ruins.

XII

São sete assinaturas.
Calor humano
no meu cérebro mortal

XIII

O Novelo de noite
húmida.
E fecha a trovoada.

XIV

Sou o miradouro seco
do teu coração.
Lentamente apaga o sol.

XV

São claros os teus olhos
como as candeias
que me atam ao vento

XVI

Sei que és um abismo
negro, sem fundo,
mas é que eu sei voar.

XVII

Eu não sei dizer que não
na noite clara,
quando vates as asas.

XVIII

Foram sete as noites
nas que te pintei.
A cor perdura firme.

XIX

Por ti me fiz silêncio
na tua ausência.
Mas as lágrimas falam.

XX

Em mim pousache firme
as asas brancas.
Mas chegou o destino

XXI

Quando li o teu livro
de amor perfeito,
tiraram-me o coração.

XXII

Li o teu livro de amor
perfeito e limpo.
Gromo na carvalheira.

XXIII

Dormirei no teu peito
de branco algodão,
quando sonhe com voltar.

XIV

Perfume e orvalheira
após a chuva.
Nunca houve sequidão.

XXV

És um caminho longo
de coios duros.
Mas vejo o horizonte.

XXVI

Nunca tive o teu ser
que transparece.
Eras fume fantasmal.

XXVII

Uma palavra tua
foi suficiente.
E o riso já nasceu.

XVIII

O silêncio instalou-se
em mim de manhã.
E durou toda a vida.

José Manuel Barbosa Álvares (Galiza)
Professor de Educação Física. Fez também estudos de História na UNED. Sócio da AGAL, ex-membro do Conselho Consultivo do Movimento Internancional Lusófono, faz parte do Clube
d@s Poetas Viv@s. Ex-diretor administrativo do Instituto Galego de Estudos Célticos. Académico de Número da Academia Galega da Língua Portuguesa. Tem publicado artigos na jornal La Region, na_revista Agália, no Portal Galego da Língua e em MundoGaliza.com. Publicou o Curso Prático de Galego (AGAL, 1999), Âmago/Mâgoa (Baia, 2002 - Em parcería com Roi Brâs), Bandeiras de_Galiza (AGAL, 2006) e Atlas histórico da Galiza (Edições de Galiza, 2008). É editor do blog Desperta do teu sono: http://despertadoteusono.blogspot.com.
(Publicado em Elipse 4)

Sem comentários:

Enviar um comentário